
CUIDADOS PÓS-TATTOO
1. PLÁSTICO FILME ou CURATIVO ADESIVO
Se está com PLÁSTICO FILME:
Aproximadamente 3h após o término da tattoo, retirar o plástico filme e lavar bem a região em água corrente (fria ou morna), com sabonete neutro/glicerina. Secar delicadamente com papel toalha, e colocar um novo plástico filme - sem produto algum, só o plástico.
Repetir esse processo 4x ao dia, enquanto a tattoo estiver expelindo as secreções de plasma e tinta*, por até 3 dias. Caso já esteja mais sequinha antes de 3 dias, pode suspender o uso do plástico e partir para a fase 2!
Se está com CURATIVO ADESIVO:
Manter o curativo aplicado na pele por 48h. Uma secreção com tinta* se acumulará formando uma “bolha” dentro do curativo - apesar de visualmente estranho, isto é normal e não oferece perigo algum, pois a lesão está isolada e protegida pelo curativo. Não perfure a bolha, pois comprometeria este isolamento!
Após as 48h, remova o adesivo esticando-o rente à pele. Fazer isso sob água corrente pode auxiliar o processo. Lave bem a tattoo com água e sabonete neutro, removendo toda secreção acumulada. Caso fiquem resquícios de cola do adesivo, remova usando um pouco de óleo de coco ou para pele de bebê, e lave em seguida para retirar o óleo. Seque delicadamente com papel toalha, e inicie a fase 2 a seguir!
IMPORTANTE: Remova o curativo se perceber sinais de alergia (irritação da pele ao redor da tattoo, nas bordas do adesivo), ou caso ele acabe descolando a ponto de expor alguma parte da tattoo antes de completar 48h. Lave bem, e caso ainda esteja expelindo secreções, utilize plástico filme conforme orientado acima. Se já estiver sequinha, pode pular para a fase 2!
*O objetivo de usar plástico filme ou curativo adesivo, além de proteger a pele aberta, é impedir que essas secreções fiquem expostas, endureçam e se tornem cascas espessas (como as de um machucado), pois elas eliminam muito pigmento e podem ocasionar falhas na arte. O ideal e esperado é uma descamação fininha, que ocorre quando a tattoo é mantida limpa e protegida durante esta primeira fase.
2. CICATRIZANTE
Após suspender o uso do plástico ou curativo, comece a hidratar a sua tattoo com o produto indicado (Bepantol, Bepantriz, Cicaplast, ou similar).
Aplique pouca quantidade e espalhe bem, apenas o suficiente para a pele ficar brilhosa. Mantenha a tattoo sempre hidratada, reaplicando em média 3x por dia, até que não restem mais sinais de descamação/ressecamento. Este período é variável, geralmente em torno de 15~20 dias, mas a cicatrização é considerada completa após aproximadamente 30 dias.
Depois que a pele estiver completamente íntegra, utilizar hidratante comum e bloqueador solar regularmente são hábitos que auxiliam a manter a tattoo vívida e ampliar sua durabilidade!
CUIDADOS IMPORTANTES:
-
Não expor a tattoo ao sol por no mínimo 20 dias, protegendo-a com barreira física (roupas, sombra) - uso de bloqueador solar é somente após cicatrizada!
-
Por 20 dias, não submeter a tattoo a banhos de piscina, mar, cachoeira, banheira, sauna ou imersões em geral.
-
Não coçar, nem puxar as casquinhas! Deixe que se soltem naturalmente.
-
Evitar atividade física no período em que estiver usando o plástico filme ou curativo. Após, pode se exercitar com cautela, evitando atrito no local, e respeitando os limites de dor e a higiene da tattoo.
-
Proteja a tattoo recém-feita do contato com animais de estimação, e de possíveis atritos, lesões ou pancadas.
REAÇÕES ESPERADAS NA CICATRIZAÇÃO:
-
Calor local, vermelhidão (em regiões ou peles mais delicadas, pode surgir até um pouco de hematoma), desconforto e inchaço nos primeiros dias - se ocorrer, é normal! Se quiser amenizar estes efeitos, pode aplicar gelo (envolto em sacola ou pano, e sobre o plástico - não diretamente na tattoo) e elevar o membro tatuado.
-
Descamação com casquinhas finas e/ou aparência esbranquiçada na tattoo durante a cicatrização.
-
Coceira no local (mas não coce!).
-
Mudanças nas tonalidades da tattoo ao longo de cada fase até o resultado final (que será diferente da tattoo recém-feita, pois a epiderme, contendo também a melanina, recobre a tattoo cicatrizada como um filtro).
Em caso de dúvidas ou reações adversas, entre em contato com a/o profissional que te tatuou, siga as orientações e, se necessário, procure atendimento em saúde.

